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6 dicas de como vender o carro sem estresse e prejuízo!
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6 dicas de como vender o carro sem estresse e prejuízo!

Assim que sai da concessionária, seu veículo perde valor. Por isso, é indispensável saber como vender o carro sem contribuir para essa desvalorização. Será que você está preparado para conseguir a melhor negociação?

Entre propostas, testes e documentação, o processo de venda de um automóvel demanda alguns cuidados. É preciso prestar atenção aos detalhes para diminuir o estresse e obter o melhor preço.

E é justamente sobre como fazer isso que vamos falar neste artigo. Confira.

Como vender o carro com menos preocupações

Toda praticidade é bem-vinda. Felizmente, se você planejar bem o processo de venda, terá bons resultados em pouco tempo. Basta não querer pular etapas e negociar com atenção. Para isso, as dicas a seguir fazem muita diferença!

1. Tenha toda a documentação preparada e em dia

O ponto de partida para qualquer negócio é garantir que seu bem está devidamente legal. Na prática, isso significa separar e avaliar a documentação do veículo. Comece verificando se você está com o CRV (Certificado de Registro de Veículo). Essa certidão é emitida após o primeiro emplacamento e será obrigatório para realizar a transferência. Se não encontrar, peça a segunda via para o Detran do seu estado.

Confira também se não tem pendências com o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Caso não tenha pago a tarifação, o automóvel pode ser ser recolhido. Não tem como vender o carro se ele estiver correndo algum risco do tipo. Por fim, confirme que não tem outros débitos pendentes, como multas, IPVA e DPVAT.

2. Saiba qual é o estado do veículo

Uma boa imagem é meio caminho andado para atrair compradores. Entretanto, é essencial olhar além da estética. Conhecer o real estado do carro é importante para ressaltar suas qualidades e corrigir eventuais defeitos. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com algum problema no meio da negociação, não é mesmo?

Uma boa forma de garantir que tudo está bem é fazendo uma vistoria. Na Olho Vivo, são avaliados itens padronizados de fabricantes, itens de segurança e também equipamentos obrigatórios. Por meio de um laudo completo, é possível atestar a real situação veicular e garantir que a venda terá transparência, sem qualquer surpresa ou até mesmo fraudes pelo caminho.

3. Conheça o valor de venda do seu carro

Você já deve conhecer a tabela FIPE, que publica relatórios mensais sobre o valor de diferentes marcas de carro. Trata-se de uma ótima forma de determinar por quanto seu carro deve ser anunciado. Entretanto, é indispensável ter em mente que esses números são apenas uma base inicial. Tudo vai depender do estado de conservação do veículo.

A verdade é que dois carros de mesmo modelo e ano nem sempre estão iguais condições. Um automóvel que rodou 10 mil km tende a ser mais bem conservado do que outro que atuou como táxi e circulou 5 vezes mais. Esses detalhes precisam entrar na sua conta. Tudo bem se quiser oferecer algum desconto, mas ter consciência do valor justo é imprescindível na negociação.

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4. Saiba onde anunciar com qualidade

Até um tempo atrás, pouca gente sabia como vender o carro sem deixar em uma loja especializada. Essa ainda é uma forma válida. Contudo, há outras mais modernas de anunciar o veículo com praticidade. Entre redes sociais e aplicativos, o alcance dos anúncios vai muito além de uma revendedora ou foto no jornal.

Qualquer que seja a forma escolhida, é importante sempre fornecer todos os dados revelantes do carro. Incluir detalhes e imagens de boa qualidade faz muita diferença. O que acontece é que você vai conseguir atrair apenas pessoas realmente interessadas na compra, evitando os meros curiosos.

5. Marque as visitas de interessados para o mesmo dia

Essa é uma dica mais relevante do que você imagina. Ao colocar um veículo para vender, é natural que apareçam muitos compradores em potencial. Se você resolver recebê-los aos poucos, o que pode acontecer é uma queda do seu interesse na negociação. Consequentemente, é possível que um bom negócio acabe não sendo concretizado porque você já está frustrado por outras conversas que não evoluíram.

Para evitar que isso aconteça, uma boa estratégia é reunir os interessados em uma única data. Dessa forma, você consegue se preparar e evitar o estresse de estar à disposição por vários dias. A sensação de ter mais de uma pessoa interessada ao mesmo tempo também vai garantir mais confiança na hora de avaliar as propostas.

6. Evite a pressa

Realmente existem situações em que você precisa vender o carro rapidamente. No entanto, para a maioria das pessoas, é possível esperar alguns dias ou mesmo semanas até concretizar o negócio. E por mais que a paciência seja testada, esse tempo de espera contribui para a valorização do seu veículo.

A verdade é que há momentos do ano em que a procura por usados e seminovos é maior. Fique de olho no mercado de autos e você vai perceber que as vendas tendem a ser mais baixas no mês de março, por exemplo. Se você tiver uma boa estratégia e escolher a hora certa, vai valer a pena.

Porque é um bom momento para vender o carro

Falando em bom momento, a venda de carros usados está em processo de aquecimento. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o primeiro semestre de 2019 teve um discreto crescimento de vendas em relação a 2018. O destaque, porém, ficou por conta dos carros com mais de 9 anos de circulação.

Os veículos produzidos a partir de 2010 tiveram um aumento de 18% no número de vendas. Especialmente quando bem conservado, os usados e seminovos se tornaram mais atraentes para o consumidor. Seja por meio de negociações diretas ou por meio de revendedoras, a expectativa é de que a alta permaneça em 2020.

Para ter certeza de como vender o carro bem valorizado, vale pesquisar e planejar sua venda. Com alguns cuidados será possível tanto conseguir um bom preço quanto negociar com tranquilidade.

E se deseja mais garantias que vai fazer um bom negócio, aproveite para entrar em contato com a Olho Vivo! Temos uma equipe preparada para mostrar a você como uma vistoria é importante para as suas vendas!

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