Não seja enganado! Descubra como saber se o odômetro foi alterado

A quilometragem de um veículo é um dos principais aspectos analisados na hora de uma nova aquisição. Por isso, muitos vendedores tentam adulterar esse valor e enganar quem está comprando o carro. A boa notícia é que tem como saber se o odômetro foi alterado.
Se você quer descobrir como fazer isso e evitar ser enganado, continue conosco. Neste post vamos esclarecer o que é o odômetro, como prevenir fraudes e o que acontece caso elas ocorram. Fique atento e boa leitura!
Para que serve o odômetro?
O odômetro é o instrumento responsável pela medição da quilometragem percorrida por um veículo. Apesar dos carros mais novos apresentarem uma estrutura que permite a rodagem de uma distância maior sem grandes prejuízos, muitos compradores preferem aqueles “pouco rodados”.
Por essa razão, alguns vendedores tentam adulterar o odômetro a fim de informar uma quilometragem total menor do que a que o veículo realmente percorreu. Com isso, a venda se torna facilitada.
Em geral, ainda existem dois tipos de odômetro no mercado:
- mecânico — caído em desuso pela grande possibilidade de alteração;
- digital — mais moderno e confiável, além de apontar grande precisão.
Como prevenir a fraude?
Apesar dos dois equipamentos, é importante se manter atento sobre como saber se o odômetro foi alterado. Confira as dicas a seguir.
Verificar o carimbo das revisões
As revisões realizadas em concessionárias resultam em carimbos no manual do proprietário. É importante conferir se os intervalos informados correspondem à quilometragem no painel do carro.
Quem realiza o serviço em oficinas deve exigir notas fiscais ou adesivos que informem esses dados com datas. Vendedores que omitem essas informações podem estar fazendo isso justamente para esconder adulterações e o histórico do veículo.
Analisar os pneus
Um jogo de pneus pode durar entre 40 mil e 60 mil quilômetros — ou cerca de 5 anos. Assim, é possível ter um parâmetro caso os pneus ainda sejam originais de fábrica ou estejam no segundo jogo. Para conferir a data dos pneus, basta verificar o número constante depois da sigla DOT. São 4 dígitos, que indicam a semana e o ano em que foram fabricados. Se não for o jogo original, os pneus devem estar em ótimo estado para garantir pouca rodagem. Do contrário, vale desconfiar.
Identificar o pedal da embreagem
Quanto mais utilizado for o carro, maior será o desgaste da embreagem e de outros recursos do veículo, como banco e volante. Em geral, um carro que tenha percorrido até 50 mil quilômetros não deve ter nenhuma marca aparente nesses itens, eles devem parecer novos.
Com uma quilometragem de até 100 mil, é possível identificar um desgaste baixo. Já se o pedal tiver marcas aparentes de metal, o volante estiver liso ou a espuma do banco estiver notavelmente gasta, é preciso ficar atento.
Observar a parte externa
O interior do carro tem muito a comunicar sobre o seu uso. No entanto, muitos aspectos externos também podem ajudar na avaliação. Desgaste externo indica quilometragem alta, então melhor evitar veículos com faróis amarelados e partes da pintura queimadas.
Procurar ajuda de profissionais de confiança
Se mesmo assim for difícil identificar, é válido procurar uma empresa ou um profissional de sua confiança antes de comprar o carro. Assim, será possível realizar várias verificações sob os olhos de quem é acostumado a procurar por esse tipo de fraude. Além disso, um proprietário que não mexeu no odômetro do carro não tem por que se negar a uma revisão de terceiros.
O que o Código de Defesa do Consumidor garante em caso de alteração?
A fraude de odômetro configura crime, previsto no artigo 171 do Código Penal. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor diz que quaisquer envolvidos serão responsabilizados por vícios ocultos de qualidade sobre a venda de um bem.
Desse modo, se a fraude for comprovada, o criminoso pode ser condenado a ressarcir o valor causado pelo dano material, além de ter que pagar pelo dano moral de abusar da boa-fé do comprador e cumprir detenção de 2 a 5 anos.
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