Como escolher a franquia ideal? Confira os 4 passos!
Uma franquia é um modelo de negócio em que uma empresa concede o direto de uso de sua marca para outras empresas. Dessa forma, quem opta por esse tipo de modelo conta com processos, produtos e uma infraestrutura padronizada.
Há diversos benefícios associados ao investimento de uma franquia. É possível contar, por exemplo, com um menor risco de investimento, sistemas de controle de qualidade e maior suporte da franqueadora.
Se você está pensando em ter uma franquia para chamar de sua, este post é para você! A seguir, listamos os quatro principais passos sobre como escolher a franquia ideal. Acompanhe!
1. Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo para fazer uma boa escolha é analisar sua capacidade de investimento e fazer um bom planejamento. O indicado é não investir todo o seu dinheiro de uma só vez, pois, se o seu plano não der certo, você não vai conseguir continuar no mercado.
Fazer grandes dívidas e pedir empréstimos também não são boas opções. O melhor é juntar dinheiro suficiente para fazer um investimento inicial, bem como para o capital de giro e as primeiras despesas do negócio. Com isso, haverá condições suficientes para se manter até a franquia começar a dar lucro.
2. Pesquise as melhores oportunidades
Em um mercado cada vez mais competitivo, apenas conseguem se destacar as empresas que buscam se diferenciar da concorrência. A melhor forma de fazer isso é pesquisar as melhores oportunidades e descobrir qual a franquia mais bem-sucedida no ramo que você deseja atuar. Para isso, busque saber quais produtos e serviços mais combinam com você, verifique os processos das empresas e pesquise quais são as marcas com os melhores resultados.
3. Conheça mais sobre o mercado
Ao aprender como escolher a franquia ideal, você não pode se esquecer de conhecer mais sobre o seu mercado de atuação. A melhor forma de fazer isso é conhecer os negócios que atuam na sua região e quais apresentam os melhores resultados. A partir dessa pesquisa, será muito mais fácil entender que tipo de franquia é mais adequada para você, bem como para aumentar as suas chances de sucesso.
4. Verifique a proposta do franqueador
Cada franquia conta com técnicas e processos próprios, e esses são elementos muito importantes a serem considerados antes de fechar um negócio. Portanto, não se esqueça de analisar a proposta do franqueador com atenção, listada na Circular de Oferta de Franquia (COF). Entre os itens cruciais nesse momento estão as taxas cobradas e o tempo de contrato, que deve cobrir um período suficiente para que você tenha o retorno pretendido.
Da mesma forma, veja se a marca oferece treinamentos específicos e se há transferências de know-how. Ao seguir os passos que apresentamos neste artigo sobre como escolher a franquia ideal, você vai conseguir fechar um negócio de sucesso e alcançar os melhores resultados. Só não se esqueça de analisar bem o COF para entender os detalhes do negócio e se certificar de que todo o processo estará dentro das suas expectativas.
Se você deseja investir em uma franquia de vistorias veiculares, a Olho Vivo Vistorias é a melhor opção para você. Afinal, a empresa está presente em mais de 80 cidades brasileiras e é considerada uma das maiores Empresas Credenciadas em Vistorias de Veículos (ECV) do país.
O que está esperando? Entre em contato agora mesmo e seja um franqueado!