Confira estas 5 dicas e veja como economizar combustível

como economizar combustível
4 minutos para ler

Um gráfico sobre o preço da gasolina no Brasil seria assustador, pois, só nos últimos anos, o valor subiu várias vezes. As mudanças afetam o bolso do motorista que não estava preparado para assumir uma nova dívida. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como economizar combustível. 

Engana-se quem pensa que dirigir o carro no ponto morto ajuda a economizar combustível. Além de não afetar o consumo de gasolina, essa prática pode causar acidentes. Em caso de obstáculos na via, por exemplo, o veículo não estará preparado para fazer freadas bruscas. 

Agora que já desvendamos um dos principais mitos do consumo da gasolina, descubra abaixo como economizar combustível com segurança.

1. Use o ar-condicionado com moderação  

O uso do ar-condicionado é uma das principais questões quando se fala em como economizar combustível. Afinal, até que ponto é melhor andar de vidro aberto do que ligar o ar?

De maneira geral, quando o carro não está em alta velocidade, o motor não gera muita energia e precisa trabalhar mais para que o ar-condicionado funcione, o que demanda mais combustível. Acima de mais ou menos 60 ou 65 km/h, o motor gera bastante força, o suficiente para dividir com o compressor de ar.

Além disso, andar com os vidros abertos em alta velocidade aumenta a resistência do carro e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível.

Outras dicas relacionadas ao ar-condicionado podem ajudar a economizar, como ligar o ar pelo menos uma ou duas vezes na semana para lubrificar o sistema e evitar ligá-lo diretamente quando o carro está sob um sol intenso. Nesse último caso, a dica é, primeiro, abrir os vidros e facilitar a troca interna de temperatura para, em seguida, ligar o ar.

2. Cuide da qualidade dos seus pneus 

Nunca é demais lembrar a importância de dirigir com os pneus em ótimo estado. A gente sabe que pneus murchos afetam o desempenho do automóvel, uma vez que eles causam mais atrito com o asfalto.

O motorista também deve ficar atento ao alinhamento e ao balanceamento dos pneus. Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas saiba que esse cuidado influencia bastante o consumo do combustível. 

Existem ainda outros cuidados que você deve ter com os pneus para mantê-los em ótimo estado, como calibrá-los regularmente, fazer rodízios e evitar a sobrecarga.

3. Troque as marchas corretamente 

Outro ponto interessante é em relação à troca de marchas. Elas devem ser feitas na rotação correta. Na prática, o giro do motor deve estar de acordo com à marcha escolhida. Por que isso é importante? Acelerar demais e passar do limite de cada marcha desgasta o motor do veículo e provoca um grande desperdício de combustível.

4. Faça a manutenção do seu carro 

Grande parte dos motoristas não faz a manutenção correta do veículo. A dica é conferir regularmente peças importantes como o filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível e as velas. Equipamentos desgastados consomem muito combustível do carro. 

Atenção! A manutenção de qualquer peça do seu veículo não deve ser feita em oficinas de bairro. Dê preferência às lojas oficiais do veículo. Dessa forma, você terá mais segurança com a qualidade das peças que estarão no seu automóvel.

5. Mantenha a velocidade do veículo 

O excesso de veículos na via faz com que haja um aumento no consumo de combustível. O pé no acelerador e no freio de forma exagerada é um verdadeiro vilão para o seu automóvel. A dica é sair de casa cedo para não encarar o trânsito pesado e procurar manter o veículo na mesma velocidade.

O consumo de combustível impacta bastante no seu orçamento. Porém, basta seguir as nossas dicas sobre como economizar combustível para perceber a diferença nos seus gastos. Pequenas atitudes ajudam a manter o seu tanque cheio por mais tempo!

Agora que você sabe como economizar combustível, que tal compartilhar com outros leitores dicas que são aplicadas na sua rotina? Aproveite a oportunidade e dê a sua opinião nos comentários abaixo! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.