Como começar um negócio do zero? Conheça o passo a passo
Abrir um negócio de sucesso é o sonho de muitas pessoas, o que leva inúmeros empreendedores a se aventurarem no mercado em busca de novas oportunidades. Porém, desafios como a alta competitividade e a instabilidade econômica tendem a dificultar esse processo.
Por sua vez, se o negócio que você deseja montar é uma empresa de vistoria veicular, saiba que o segmento é uma escolha bem vantajosa. Afinal, os veículos precisam passar por uma vistoria regularmente para ter condições de continuar rodando nas cidades, e, como existem cerca de 58 milhões de carros no Brasil, esse é um mercado com alta demanda.
Mas, afinal, quais são os principais passos para começar um negócio do zero, especialmente no setor de vistoria veicular? Continue a leitura para conferir!
Faça um plano de negócios
Quando iniciamos um novo projeto, fazer um plano minucioso pode ser bastante difícil, principalmente quando o empreendedor conta com pouca verba. Contudo, é essencial ter um planejamento como base, pois isso vai garantir que você trilhe o caminho correto e evite imprevistos e gastos desnecessários.
O plano de negócios vai funcionar como um verdadeiro guia para o seu negócio, devendo ser observado sempre que uma ação for colocada em prática. Entre as informações que devem constar no plano estão:
- público do negócio;
- valor capital inicial;
- concorrentes;
- lucros esperados;
- ferramentas de marketing, entre outros.
Separe a documentação
Muitas pessoas esperam ser requisitadas para providenciar a documentação da nova empresa, mas saiba que o ideal é separar os documentos previamente. Desse modo, você evita dores de cabeça e possíveis problemas burocráticos.
No que diz respeito a empresas de vistoria veicular, há alguns documentos padrões que são sempre solicitados ao começar o negócio do zero. Confira:
- CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
- Contrato Social;
- alvará ou licença de funcionamento;
- comprovação de regularidade com INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), Receita Federal e Secretaria de Fazenda (Municipal e Estadual);
- certidão de falência negativa;
- declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Esses são os principais documentos que devem ser apresentados ao abrir o negócio, mas o recomendado é procurar o Detran (Departamento de Trânsito) da sua cidade para verificar se há outros documentos específicos necessários.
Entenda as necessidades das pessoas
Você sabe quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo? Esse é outro ponto a ser levado em consideração na hora de começar um negócio do zero. Afinal, são as pessoas que determinam o sucesso ou o fracasso da sua empresa.
Isso é ainda mais importante se levarmos em consideração o fato de que o perfil dos consumidores mudou bastante nos últimos anos. Portanto, além de entender dados gerais sobre as pessoas — como idade, classe social e cidade —, busque ainda descobrir seus hábitos, motivações, comportamentos e preocupações.
Monte a estrutura da sua empresa
Outro ponto importante ao montar um negócio é ter atenção à sua estrutura física. No caso de uma empresa de vistoria veicular, como você vai receber automóveis para realizar o serviço, é preciso ter um espaço amplo.
O Detran exige algumas especificações para a estrutura de um negócio de vistorias. Entre elas está contar com um local adequado para estacionamento, construir uma área administrativa para executar serviços de apoio e atendimento ao cliente, ter uma área coberta e outra descoberta para veículos de grande porte e emitir laudos por meio de tecnologia de biometria.
Pesquise o mercado e a concorrência
Mesmo que você crie um planejamento perfeito e respeite todas as burocracias para a criação do seu negócio, é provável que ele não alcance o sucesso esperado caso não haja um reconhecimento do mercado e ele não se destaque da concorrência.
Por esse motivo, antes de colocar a sua ideia em prática, é necessário entender como anda o seu segmento e o que as outras empresas do ramo estão fazendo. Para isso, tenha um bom networking, busque tendências na internet e fique de olho no site institucional e nas redes sociais da concorrência.
Invista em marketing
Outro ponto que deve ser levado em consideração ao começar um negócio do zero é o marketing, que tem por finalidade divulgar os serviços da sua empresa e também chamar a atenção de novos clientes.
Os meios digitais são as ferramentas mais vantajosas para quem está começando, pois apresentam um alto custo-benefício. Se no passado as empresas pagavam grandes somas de dinheiro para trabalhar com marketing, hoje em dia é possível pagar pouco (ou quase nada) investindo em ações simples mas bastante eficientes, como criar um blog, estar conectado nas redes sociais ou investir em e-mail marketing.
Ofereça um diferencial competitivo
Sua empresa oferece algo diferente quando comparado aos concorrentes? Então, ela tem um diferencial competitivo — elemento muito importante para quem deseja fidelizar clientes e atrair novas pessoas para o negócio.
Há diversas formas de garantir que a sua empresa tenha um diferencial competitivo. Entre as ações mais bem-sucedidas está oferecer um atendimento de excelência ao cliente, contar com preços mais atraentes do que os praticados no mercado e fazer campanhas e promoções.
Controle os processos
Por fim, não se esqueça de fazer um controle atento dos processos do seu negócio, de modo a mensurar resultados e avaliar o desempenho da equipe. Sem esse controle, os primeiros passos da organização serão bastante desafiadores, pois não será possível garantir a precisão dos resultados e do desempenho.
Nesse momento, lembre-se de contar com o respaldo da tecnologia. Atualmente, há um grande número de softwares e ferramentas capazes de auxiliar no controle de processos — é o caso de Google Analytics, Trello e Runrun.it, por exemplo.
Ao seguir as dicas que apresentamos em nosso post, você vai conseguir começar um negócio do zero com tranquilidade e sem correr riscos de enfrentar dores de cabeça no futuro.
E se ainda tiver dúvidas sobre qual é o segmento ideal, saiba que o aumento na compra de carros seminovos e usados tem evidenciado a importância da vistoria veicular. Portanto, sem dúvida, esse é um ótimo negócio para você.
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