fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Você sabe o que são os carros de repasse? Entenda!
Veículos

Você sabe o que são os carros de repasse? Entenda!

Até pouco tempo atrás, a expressão “carros de repasse” era pouco utilizada no mercado de automóveis — com exceção de algumas regiões do país, como no sul, onde isso é mais comum. Porém, ultimamente, essa modalidade de negócio vem ganhando expressão em todo o Brasil, provavelmente por conta dos veículos anunciados abaixo do valor de mercado.

Por conta das características dessa negociação, os carros de repasse podem representar bons negócios ou grandes problemas. Quer saber mais detalhes? Eles estão logo abaixo!

O que são carros de repasse?

Carros de repasse, como o próprio nome já dá uma pista, são veículos dados como entrada em concessionárias e lojas de usados em troca de outro automóvel. No entanto, em vez de a empresa que recebeu o veículo encaminhá-lo para uma revisão e vendê-lo como seminovo ou usado, ela o repassa para outros revendedores ou, até mesmo, para pessoas físicas.

Como esse veículo não é revisado antes de ser vendido, não oferece qualquer tipo de garantia, nem mesmo a de 3 meses para motor e câmbio. Caso o carro esteja bem conservado, isso pode não ser um problema. Em compensação, se tiver problemas mecânicos, eles deverão ser reparados por conta do comprador.

Apesar de essa falta de garantia poder ser questionada na justiça, uma vez que, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, em toda relação de consumo de bens duráveis há o direito à garantia por 90 dias, isso poderá se transformar em uma grande dor de cabeça. Por outro lado, os preços bem abaixo do mercado são tentadores.

Uma forma de diminuir os riscos de comprar carros de repasse sem problemas — sejam mecânicos, sejam na documentação — é contar com profissionais para fazer uma vistoria cautelar. Dessa forma, é possível saber a real condição do automóvel e analisar se vale a pena fechar o negócio.

Quais são os riscos em adquirir carros de repasse?

Agora que já ficou claro para você o que são os carros de repasse, veja abaixo os riscos que esse negócio pode representar.

Powered by Rock Convert

Adquirir um automóvel com danos de difícil solução

Os carros de repasse que possuem os descontos mais atrativos são os de maior valor agregado, pois são mais difíceis de revender. Consequentemente, são modelos mais sofisticados, que demandam uma série de cuidados antes de comprar, como uma vistoria detalhada.

Sem esse cuidado, o interessado corre o risco de receber um automóvel com componentes defeituosos caros e de difícil reparação. E constatará isso apenas após o pagamento do veículo.

Ter dificuldade em acionar a garantia

Apesar dos vendedores de carros de repasse afirmarem que seus veículos são vendidos no estado em que se encontram, sem direito à garantia, isso não é verdade. Conforme já dito, o Código de Defesa do Consumidor proíbe tal prática. Porém, caso precise que o vendedor se responsabilize pelos seus prejuízos com o veículo, saiba que, provavelmente, você terá que recorrer à justiça.

Receber o carro sem a documentação da concessionária

Na maioria das vezes, quando a concessionária recebe um veículo usado como parte do pagamento por um novo, eles não chegam a fazer a transferência de propriedade. Isso pode ser um problema, pois a documentação indicará que o veículo foi comprado diretamente do antigo proprietário, sem passar pela concessionária.

Apesar de muitos vendedores de carros de repasse garantirem que o veículo possui boa procedência e documentação em ordem, esse é mais um risco que você correrá se optar por esse tipo de negócio. A explicação está no fato de ser mais difícil provar a relação de consumo entre o comprador e o lojista em uma possível demanda judicial.

Como você pode perceber, há grandes riscos em comprar carros de repasse. Por outro lado, pode ser um excelente negócio, pois muitos são anunciados com descontos expressivos. A saída para aproveitar essas oportunidades com mais tranquilidade é contar com a ajuda de um profissional para verificar o estado de conservação do veículo, bem como seu histórico.

A Olho Vivo Vistorias oferece essa saída para você, com o serviço de vistoria cautelar, que pode ser feito até mesmo no local onde o carro está. Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *