fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Veja 8 dicas para comprar carro usado e não ser enganado!
Veículos

Veja 8 dicas para comprar carro usado e não ser enganado!

Em tempos de preços astronômicos dos automóveis 0km, ir atrás de um carro usado pode ser a melhor opção nos dias de hoje. Isso porque esse é um mercado que está cada vez mais em expansão e oferece ótimas alternativas para quem deseja ter, na garagem, um veículo melhor e mais equipado, mas sem comprometer as finanças.

Por ser mais acessível, o mercado de usados conta com uma enorme variedade de modelos. No entanto, pode se tornar uma grande loteria caso alguns cuidados não sejam tomados na hora de comprar o veículo.

É impossível saber quando o carro usado vai quebrar, mas, ao analisar certos aspectos, é possível prevenir ou estender a vida útil do automóvel. Continue lendo, pois preparamos 8 dicas a serem levadas em consideração na hora de fechar negócio e, assim, evitar ser passado para trás. Boa leitura!

1. Não tenha pressa

Na hora de escolher um carro usado, não tenha pressa. Escolha com calma! Demonstrar ansiedade e necessidade de urgência na hora de adquirir o automóvel pode fazer com que você perca um bom negócio. Nesse momento, você precisa ser mais tranquilo e pesquisar bastante antes de acertar um acordo e levar o veículo para casa.

2. Inspecione a lataria e a pintura do veículo

Hoje em dia, a estética visual do veículo é algo que deve ser levado em conta, até porque ninguém quer um carro com a lataria toda manchada.

Para fazer uma melhor análise da lataria e da pintura, leve-o para um lugar aberto, com muita luminosidade natural. Dessa maneira, fica mais fácil identificar arranhões ou qualquer tipo de problema na pintura ou na própria lataria do carro.

Em relação à pintura, analise os tons das cores. Caso haja diferenciação, pergunte o motivo do reparo que foi feito na região. Isso porque pode ser apenas uma cobertura de um risco, mas também pode significar um reparo relacionado a algum acidente.

Já ao analisar a lataria, verifique o alinhamento das portas, do porta-malas, do capô e até dos para-choques. Teste as aberturas e veja se é preciso algum esforço e se existem ruídos. Caso identifique algum barulho ou dificuldade em abrir alguma porta, é sinal de que há algum problema.

3. Verifique os vidros

De acordo com a Resolução nº 24/1998 do CONTRAN (Código Nacional de Trânsito), os vidros devem conter a identificação veicular (VIS) ou o número completo do chassi. Caso o código não seja o mesmo que consta na documentação ou algum vidro apresente o código diferenciado, fique atento, pois pode ter acontecido a substituição devido a algum acidente.

4. Faça um test drive no carro usado

Antes de fechar qualquer negócio, faça um teste. Peça para dar algumas voltas com o automóvel pela região a fim de sentir o carro e saber se ele está de acordo com aquilo que você deseja e pensa ser.

Com isso, você poderá analisar os pedais, o motor, o volante e sua dirigibilidade e o funcionamento geral do carro. Veja a possibilidade de um test drive prolongado para que você possa entender melhor o automóvel.

Caso não seja possível, uma dica é locar o mesmo carro numa locadora da sua cidade. Peça o veículo mais antigo do mesmo modelo, assim você poderá ter uma impressão mais aproximada do que vai adquirir.

Powered by Rock Convert

Mesmo depois de tudo isso, se você ainda não estiver 100% confiante, uma outra dica é levar um mecânico de sua confiança para fazer o test drive junto contigo.

5. Fique atento em relação à quilometragem

Um dos maiores golpes aplicados no meio automotivo é a mudança da quilometragem do veículo para valorizar a venda. Assim, a pessoa compra o carro usado achando que a quilometragem é pequena, mas, na verdade, é muito maior do que se pensa.

Fique atento a alguns identificadores que podem ajudá-lo a saber se a quilometragem marcada é a real. Analise os acabamentos internos (botões desgastados, cor dos revestimentos), os desgastes dos pedais, a marcação no manual das revisões e as trocas de óleo. Se ainda assim ficar com dúvida, uma vistoria pode ser feita por profissionais para emissão de um laudo que validará a real quilometragem do veículo.

6. Verifique se a manutenção está em dia

Existem vários tipos de donos de carro. Desde aqueles que cuidam do automóvel como se fosse mais um membro da família até aqueles que pensam no carro apenas como um objeto para um fim.

Peça o manual para que você possa conferir todas as datas das revisões preventivas e se foram, de fato, realizadas. Um carro com as revisões em dia é um bom sinal para que o veículo apresente menos problemas futuros.

7. Procure saber sobre o histórico do carro

Analisar os números do chassi, dos vidros e da placa, conferindo para saber se são os mesmos do documento, é o primeiro passo. Além disso, para conhecer a situação do carro, pesquise no site do Departamento de Trânsito (Detran) se existem pendências e se o carro em questão é aquele mesmo.

Veja se o documento é verdadeiro. Utilize a documentação original, pois ela tem identificadores, enquanto uma cópia não demonstrará detalhes em alto-relevo.

Além disso, descubra se o carro foi roubado. Isso porque, caso você compre o veículo e, futuramente, seja parado numa blitz, poderá ter o carro apreendido.

8. Analise o estado de conservação

Pode não ter ocorrido nenhuma batida ou nenhum alagamento, porém outros sinais podem demonstrar qual a situação do veículo. Entre eles estão pontos de ferrugem na lataria, algum vazamento e fumaça mais escura do que o normal.

Verifique também se há os itens básicos para trocar um pneu: macaco, triângulo, chave de roda e estepe em boas condições de uso. Fique atento a barulhos vindos do motor, do sistema de suspensão e dos freios quando acionados.

Então, depois dessas 8 dicas, fica mais fácil comprar um carro usado. Aqui passamos uma ideia geral, mas muito mais deve ser analisado nos mínimos detalhes. Tenha sempre um mecânico de sua confiança ao seu lado e considere contratar um serviço de vistoria veicular para auxiliar nas mais diversas dúvidas a respeito do carro que deseja ter em sua garagem.

Aproveite que está por aqui e veja também estas 7 dicas imperdíveis para ter segurança na compra de um carro usado!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *