Carro seminovo barato: veja como a vistoria te ajuda a não cair em ciladas
O carro seminovo barato é atrativo não só pelo preço, mas por ser uma boa oportunidade quando há poucos quilômetros rodados. Entre as vantagens de comprar um carro seminovo, também aparecem a possibilidade de contar com um carro mais completo.
Veículos recentes têm como básicos acessórios como ar-condicionado, originalmente um item complementar caro. Sem a depreciação inicial do novo, o seminovo aproveita a estabilização do valor que começa aos três anos de uso. Ao comprar e vender no ano seguinte, por exemplo, é possível conseguir um valor bem próximo do originalmente pago.
Ainda assim, existem várias armadilhas típicas da compra dos seminovos. A ideia do texto é contar a importância de ficar com uma pulga atrás da orelha ao encontrar um carro seminovo barato, revelando o papel da vistoria para não cair em ciladas. Boa leitura!
Como os seminovos se diferenciam dos usados?
Existem alguns parâmetros para diferenciar usado e seminovo. Os principais são a idade e a quilometragem. O seminovo também costuma ter um preço um pouco mais elevado. Normalmente, a classificação do seminovo é o de carros com até 3 anos de uso.
Os produzidos há mais tempo são os usados. Alguns lojistas usam a quilometragem como critério, embora não seja tão comum. Ainda existem classificações entre os usados. A Fenauto, por exemplo, classifica como “usados jovens” os carros de 4 a 8 anos de idade.
Já os “velhinhos”, são os que têm mais de 13. O meio termo são os “usados maduros”. Esses estão entre 9 e 12 anos de idade. Os mais antigos tendem a ter um preço menor, sendo voltados a quem tem um orçamento moderado.
Como acertar na busca por um seminovo?
Os seminovos são o tipo de carro negociado com mais frequência no Brasil. Com valores convidativos, seus mil a 35 mil quilômetros rodados raramente trazem aborrecimentos a curto prazo. Os feitos a partir de 2014 já contam com airbags frontais e freios ABS.
No entanto, as revisões periódicas precisam ser colocadas na ponta do lápis, já que trazem um gasto considerável e aparecem entre as razões para a venda. Depois dos 35 mil quilômetros, é preciso substituir pneus, trocar bateria e substituir discos e pastilhas de freio.
Se quiser pagar à vista e bancar os custos, o negócio vale a pena. No entanto, caso financie, procure rever os planos. Não deixe de conferir o manual do proprietário, ver se as revisões foram feitas, analisar as luzes de alerta no painel e conferir as datas de revisão e as quilometragens.
Por que carro seminovo com preço pouco realista exige desconfiança?
O preço gera desconfiança porque, na melhor das hipóteses, pode indicar uma desvalorização exagerada. Carros que ficam muito tempo no sol, passam em vias com asfalto ruim e não são apropriadamente lavados são rapidamente desvalorizados.
Embora o preço seja composto pelos anos de fabricação, modelo e quilometragem, outros itens entram na avaliação. Isso inclui a aparência, a manutenção e o nível de conservação. A depreciação no primeiro ano de uso costuma estar em torno de 10%, reduzida ao longo dos anos.
Automóveis conservados amenizam essas perdas. Por fim, procedimentos para descobrir a procedência sempre são importantes. Carros sinistrados, frutos de roubo ou com danos estruturais podem se esconder por trás de uma aparente oferta irresistível.
Como saber se é um bom negócio?
Muita gente opta por carros de segunda mão. Isso se deve aos preços altos dos 0 km e a falta de certos modelos novos em estoque. Às vezes, uma boa maquiagem esconde danos. Mas com um olhar atento, é possível descobrir alguns dos principais problemas.
O ideal é ver o carro em um ambiente bem iluminado e aberto, evitando o sol ofuscante do meio-dia. Procure dar a volta no carro, observando se há variações nos tons entre as partes da carroceria.
Um paralama com uma cor vibrante, por exemplo, pode indicar que houve uma troca. Você também pode observar a fresta entre a porta e o resto da carroceria, observando se estão alinhadas e paralelas. Repare se há espaços muito largos ou estreitos.
Por que optar por uma vistoria?
A vistoria é o procedimento responsável por uma checagem complementar para dar uma recomendação de compra. Por meio da análise em bases de dados, os vistoriadores conferem numerações e documentos em busca de fraudes.
Carros que sofreram acidentes cobertos por um plano de seguros, chamados de “sinistrados”, também são descobertos. Isso também vale para a origem em leilões, um forte fator de desvalorização. A vistoria também confere a parte estrutural do carro, indicando problemas na carroceria, batidas e outros detalhes.
Essa é a vistoria de recomendação de compra, chamada de “cautelar”. Na “vistoria prévia”, a seguradora faz uma estimativa de sinistralidade, enquanto a de transferência é obrigatória em alguns lugares quando o carro passa para um novo dono.
Como a vistoria funciona?
Mesmo para quem quer fazer apenas a vistoria de transferência, a recomendação é a realização antes da compra. Isso acontece porque, com o laudo, o comprador passa a ter mais garantia de que o veículo é o alegado pelo vendedor. A vistoria compila as informações do carro seminovo barato com fotografias.
Ao escolher uma boa empresa credenciada, você pode evitar a compra de um veículo esteticamente abaixo das expectativas ou com problemas estruturais significativos. O estado do carro nem sempre pode ser checado, especialmente se a compra acontece online.
Caso você escolha um veículo de leilão, programe-se para gastar muito mais do que a compra original. Reserve um dinheiro para possíveis reparos e para o percentual que vai ao leiloeiro.
O carro seminovo barato exige uma boa dose de atenção porque, em alguns casos, sua venda é originada pela dificuldade de o vendedor lidar com a quantidade de vezes que precisa levar o veículo à concessionária para reparos periódicos. Isso gera despesas consideráveis.
O cuidado principal que vale ter é o de fazer a vistoria veicular para garantir a autenticidade e se proteger de fraudes. Para isso, vale procurar uma boa ECV. A Olho Vivo Vistorias está no mercado desde 2007, em mais de 100 municípios distribuídos pelo Brasil.
Seu foco é a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. Suas unidades são credenciadas e atendem a todo tipo de vistoria, abrangendo cautelar, de transferência, prévia e móvel. Não deixe de acessar o site da Olho Vivo Vistorias e encontrar uma unidade perto de você!