Quer saber quais são as características de um pneu? Veja aqui!
Para escolher o pneu certo para o carro, todo motorista deve conhecer o significado das inscrições localizadas em sua lateral. Isso porque esses códigos ajudam a entender o pneu em si e a identificar, de fato, qual item é o mais adequado para o veículo.
Ao saber interpretar as inscrições, o condutor vai zelar pelo seu bem-estar e segurança, uma vez que os pneus contribuem diretamente para aumentar a proteção e o conforto ao dirigir, além de evitar problemas em diversas partes do automóvel — como é o caso da suspensão e da caixa de direção, por exemplo.
Se você deseja conhecer as principais características de um pneu, este post é para você. Continue a leitura e conheça também como ler as inscrições da lateral do pneu!
Referências de medidas
Ao olhar a lateral do pneu, você pode observar diversas letras e números. Não precisa se preocupar quanto a isso, pois é bem simples identificar essas inscrições: o primeiro conjunto de informações representa a medida do pneu, sua forma de construção e para qual tipo de veículo ele foi desenvolvido.
Vamos pegar como exemplo um pneu com a inscrição P175/70R13. Nesse caso, o “P” indica que o pneu é destinado a carros de passeio e o “175” é sua largura (em milímetros). Já o “70” é a altura da lateral do pneu — nesse caso, a altura representa 70% do tamanho da largura do pneu (122,5 mm). O “R”, por sua vez, mostra que o item é radial, enquanto o “13” indica o tamanho da roda que deve ser usada.
Código de classificação
Agora que você aprendeu a reconhecer as letras e números gravados na lateral do pneu, é hora de conferir quais são os tipos de pneus encontrados no mercado, de acordo com o código internacional de classificação utilizado no mercado. Confira!
- P: indicado para carros de passeio.
- LT: recomendado para caminhões leves e SUV’s de grandes dimensões.
- ST: usado para motor-homes e reboques.
- C: indicado para caminhões, pick-ups de grande porte e vans.
Largura
A largura do pneu, que abordamos no primeiro tópico deste artigo, é um elemento tão importante que merece ser tratado com mais detalhes. Afinal, ela afeta diretamente a tração e o desempenho do carro, durante a frenagem. Medida em milímetros (mm), de um flanco ao outro, a largura é classificada em séries de 10 mm e varia entre 125 e 335 mm nos carros convencionais.
Porém, existem também pneus especiais, em que as medidas vão de 160 a 240 mm. Além disso, é possível encontrar pneus com larguras diferentes, dependendo do fabricante e da largura da jante na qual o pneu é montado. Quanto maior é a largura do pneu, mais contato com o solo o automóvel vai ter e, consequentemente, maior será sua estabilidade em curvas.
Mas, isso também tem um lado negativo: aqueles pneus que são muito largos e maiores contribuem para o aumento do consumo de combustível, além de desgastarem mais os componentes da direção e da suspensão.
Peso suportado
O índice de carga indica qual é o peso máximo suportado por pneu, sendo o número marcado logo após as indicações das medidas. Os valores desse índice integram uma tabela padrão, que relaciona a capacidade de carga do pneu e sua pressão de ar. Imagine um pneu com índice de carga “80”. Nesse caso, o peso máximo é de 450 kg — e não 80 kg, como alguns motoristas podem pensar. Afinal, o número do índice de carga é indicado pela tabela padrão.
Essa informação é muito importante, principalmente para pessoas que possuem um SUV ou pick-up e têm o costume de transportar cargas muito pesadas, ou um grande número de pessoas. Lembre-se de que, se você trafegar acima do limite de peso, as chances de que ocorram acidentes serão grandes.
Velocidade suportada
Logo após o índice de carga vem o índice de velocidade, que mostra qual velocidade máxima o pneu consegue suportar. Essa informação é indicada por uma letra, conforme você confere abaixo.
- Q: até 160 km/h.
- R: até 170 km/h.
- S: até 180 km/h.
- T: até 190 km/h.
- H: até 210 km/h.
- V: até 240 km/h.
Porém, se uma pessoa adquirir um pneu com um índice de velocidade “V”, isso não significa que ela deve sempre circular nessa velocidade. Acima de tudo, os limites de velocidade da via devem ser respeitados.
Durabilidade
A maioria dos pneus conta com a indicação de “treadwear” — índice que mede a durabilidade do piso do mesmo. Seus valores vão de 60 a 700 e, quanto mais alto, maior será a resistência do pneu.
No entanto, é importante lembrar que o desgaste também depende de outros fatores, como a composição da borracha e os componentes do veículo. Um pneu com treadwear 200, por exemplo, pode durar mais que um com valor 400, se os amortecedores estiverem em más condições e a borracha for muito macia — uma vez que elas costumam durar menos.
Banda de rodagem
Ao falar das características de um pneu, não podemos nos esquecer dos desenhos ou sulcos, que são responsáveis por escoar a água e compõem a banda de rodagem — ao lado das ranhuras e barras. A banda de rodagem pode ser simétrica e assimétrica. O primeiro caso é o mais comum em carros de passeio, em que os sulcos dos pneus são iguais em ambos os lados e são indicados para uso urbano.
Já a assimétrica conta com diferenças entre o lado direito e esquerdo, o que aumenta o escoamento da água, melhora o desempenho da frenagem e garante mais estabilidade em curvas. Graças a essas características, esse tipo de banda de rodagem é recomendado para terrenos mais acidentados.
Como você conferiu, as inscrições na lateral do pneu funcionam como a identidade do próprio pneu, fornecendo informações preciosas para o condutor — como medidas, limite de carga e índice de velocidade, entre diversos outros. Portanto, fique atento às características de um pneu para escolher sempre o modelo mais adequado ao seu veículo, garantindo viagens mais tranquilas e seguras.
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Muito boas todas as informações repassadas, faltou anotar prá nós leigos, se uma roda comum serve para qualquer pneu do mesmo aro! Grato, Dielcio.
Olá Dielcio! Alteração de rodas é permitido, desde que se mantenha o diâmetro externo do conjunto rodas/pneus. o Artigo 98 do CTB, determina que:
“Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”
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Adorei o artigo. Bastante ilucidativo e esclarecedor. Penso que faltou um detalhe. Na lateral do pneu vem ou não a data de fabrico? Pois, a data de fabrico é muito importante pois ajuda evitar comprar pneus antigos.
Olá, Abraão! Todo pneu vem com a data de fabricação, que fica próxima das medidas do pneu.
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