fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Esclareça as suas dúvidas sobre a calibragem do pneu!
Veículos

Esclareça as suas dúvidas sobre a calibragem do pneu!

Calibragem do pneu: você já parou para pensar em como fazer isso? Nem sempre os motoristas reparam, mas os pneus são um item de segurança importantíssimo. A aquaplanagem, o desencaixe e a má frenagem estão entre os principais problemas da falta de cuidado.

Ainda assim, o assunto desperta dúvidas em muita gente, e é justamente por isso que escrevemos este post. Você vai entender o que é calibragem, por que ela deve ser feita, como o processo funciona, como consultar uma tabela de calibragem, quais são os cuidados necessários e vários outros pontos. Vamos lá?

O que é calibragem?

Se você reparar no funcionamento dos pneus, vai perceber alguns aspectos importantes. As várias camadas envolvem borracha, metais, polímeros e arames que têm o objetivo de vedar e manter a quantidade adequada de ar dentro do componente.

Por que isso é importante? Pense da seguinte forma: com a quantidade errada de ar, um pneu pode perder aderência com o solo. A calibragem serve justamente para ajustar a pressão dentro do componente.

A desregulagem gera vários problemas de segurança, como os citados no início do post. Ainda há um outro fator que pode prejudicar o motorista: pneus descalibrados custam caro e exigem um maior consumo de combustível.

Como a calibragem funciona?

A recomendação mais comum é a de que a calibragem deve ser feita a cada 15 dias. Não existe uma pressão universal – você pode encontrar o valor ideal no manual do seu carro ou na web. Para fazer isso corretamente, é importante ficar de olho em algumas informações. Você vai entender quais são elas a seguir.

Powered by Rock Convert

Tabela de calibragem

A tabela de calibragem funciona de forma simples. Geralmente, conta com várias colunas que relacionam a categoria do pneu, a pressão e a tolerância. Para cada linha, há um tipo específico. Basta relacionar as informações e encontrar o número mais adequado para seu veículo.

Utilidade da calibragem

A calibragem ajuda a adaptar o seu veículo às diferentes superfícies. A recomendação para o asfalto, por exemplo, é diferente da recomendação para estradas de terra. Terrenos de areia fofa costumam contar com pressões reduzidas, enquanto vias urbanas exigem veículos com mais pressão.

Cuidados na hora de calibrar

Calibrar pneus também exige cuidado. SUVs e picapes, por exemplo, contam com sistema de suspensão diferente e altura maior em relação ao solo, exigindo mais atenção. O valor inadequado também gera problemas, principalmente se abaixo do ideal, aumentando a vulnerabilidade aos danos quando o carro passa por buracos ou valas.

A calibragem do pneu ajuda a economizar combustível, garantir segurança e diminuir as chances de acidentes. O processo exige alguns cuidados, já que um nível de pressão incorreto também gera problemas para os pneus.

Ao longo do tempo, a calibragem incorreta ainda pode levar a problemas mecânicos e danos no sistema de suspensão do carro, desvalorizando e atrapalhando possíveis negociações.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas a respeito da calibragem do pneu? Que tal aprender ainda mais sobre como cuidar do carro e aumentar sua vida útil? Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *