fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Confira os cuidados essenciais para a bateria do carro!
Veículos

Confira os cuidados essenciais para a bateria do carro!

Embora todo os componentes de um veículo sejam importantes, a bateria do carro precisa de muita atenção. Se trata de uma parte fundamental para que você possa circular com mais tranquilidade, sabia?

Responsável por fornecer energia para o motor de partida, a bateria também alimenta as demais funções elétricas do automóvel. Caso não receba os devidos cuidados, porém, pode acabar te deixando na mão e no meio da rua.

Para evitar que isso aconteça, é preciso ficar atento. Confira a nossa lista do que é mais essencial nos cuidados com a bateria!

Evitar longos períodos de inatividade

Durante a pandemia de coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Outras criaram uma rotina que não depende de sair de automóvel. O resultado é que o veículo passa dias sem funcionar em casa. Essa inatividade, infelizmente, pode comprometer a bateria do carro e desvalorizar o veículo em longo prazo.

O que acontece é que carros parados também demandam consumo de energia. Se ficar muito tempo sem circular, há o risco de não funcionar novamente quando tentar ligar. Dessa forma, se você pretende deixar de dirigir, ainda que temporariamente, é preciso planejar a parada.

Caso esteja por perto, lembre de funcionar o motor pelo menos a cada 3 ou 5 dias. Outra opção é desligar o cabo do terminal positivo, para tentar manter a vida útil.

Ligar equipamentos elétricos apenas com o carro ligado

Você tem o hábito de usar o som automotivo sem estar no trânsito? Não é raro quem invista em equipamentos de alta qualidade e potência e ouça música em casa mesmo. Em certas cidades, é comum encontrar jovens com as portas abertas, e o volume no último. Esse comportamento compromete muito a vida útil da bateria.

Se você costuma fazer isso, por exemplo, a colocação de uma bateria adicional é bastante indicada. Pode ser menor, apenas para o som. Também é interessante não esquecer as luzes acesas ao estacionar, ou mesmo ficar com o ar condicionado ligado enquanto está parado no trânsito. O carro precisa estar ligado para utilizar equipamentos com segurança.

Usar a bateria de carro adequada para o seu veículo

Você conhece a capacidade suportada pela bateria do carro? Entender e respeitar os detalhes elétricos tanto da bateria quanto do alternador faz muita diferença. Isso porque você terá mais condições de acertar na hora de uma substituição. Sem contar que terá mais condições de avaliar eventuais falhas.

Outro ponto importante é evitar a instalação de acessórios que não sejam originais. Materiais inadequados ou de má qualidade podem exigir mais energia do que a bateria consegue entregar. Dessa forma, o consumo será comprometido, diminuindo a vida útil do equipamento, que fica entre 2 e 3 anos.

Alinhar com a amperagem do alternador

O funcionamento da bateria do carro está diretamente relacionado ao seu alternador. É por intermédio dessa peça que a energia é gerada para o veículo. Para que o automóvel circule com segurança, no caso de uma troca, avalie sempre se os dois equipamentos estão devidamente alinhados com a mesma potência.

Powered by Rock Convert

Mesmo que a diferença seja pequena, com a bateria de 60 amperes e um alternador de 50, a carga vai perder 10 amperes regularmente. O problema é que essas perdas vão influenciar a duração útil da bateria, levando a uma necessidade de troca precoce.

Comprar peças originais

Caso o tempo de duração da bateria do carro tenha vencido, o melhor caminho é comprar uma nova. E nesse momento é essencial não ceder à tentação de adquirir itens que não sejam originais.

Seja a bateria em si ou o alternador e seus cabos, os materiais precisam ser de boa qualidade. Um simples conector que não seja o correto pode fazer com que a bateria perca amperagem e, consequentemente, não funcione da forma correta.

Ter atenção ao dar a partida

Você costuma ligar o rádio logo ao entrar no carro? Ou acender as luzes e faróis? Talvez o ar-condicionado? Pois saiba que esses hábitos não são tão inofensivos quanto parecem. Na verdade, o ideal é que absolutamente tudo esteja desligado no momento em que girar a chave do automóvel.

O que acontece é o que o momento da ignição demanda uma alta carga de energia. Mesmo se apenas o desembaçador estiver ligado, por exemplo, a carga terá que ser dividida. Dessa forma, há um risco de sobrecarga da bateria do carro. Em curto prazo, você pode ficar a pé, e em longo prazo, terá que fazer uma manutenção antes do tempo.

Verificar os terminais da bateria

Quantas vezes você já pensou em verificar as condições físicas da sua bateria? E mais importante, quando comprou seu último carro seminovo, pensou em fazer isso? Pode não parecer, mas avaliar os terminar da bateria, entre outros, é importante para saber se não há peças frouxas, sujas ou corroídas pelo tempo.

Para garantir as condições do carro, é importante sempre fazer uma avaliação completa. Na Olho Vivo, a vistoria cautelar analisa todos os itens de identificação, equipamentos obrigatórios e itens de segurança. Desta forma você fica tranquilo na hora de comprar ou vender seu veículo. Esse cuidado prévio é capaz de evitar muitas dores de cabeça futuras.

Fazer revisões periódicas

Todo automóvel possui uma média de quilometragem a ser levada em consideração na hora de fazer uma revisão. E dentro desse período está incluída a avaliação e troca da bateria do carro, caso esteja na época de uma reposição.

A revisão vai servir para perceber detalhes como falhas na ignição. Há situações em que o motorista não percebe que o problema está na carga da bateria. Luzes acendendo ao mesmo tempo, sons incomuns, tudo precisa de uma manutenção cuidadosa. Dessa forma, fica mais fácil evitar problemas mecânicos e imprevistos por falta de cuidados.

Embora o motor seja o responsável por conduzir o veículo, é na bateria do carro que está sua energia. Para garantir que mantenha o melhor funcionamento, é indispensável ficar atento. Mesmo com hábitos simples, é possível tanto manter, quanto prolongar sua vida útil.

E se você está pensando em comprar ou vender um automóvel, aproveite para entrar em contato com a Olho Vivo Vistorias! Faça uma vistoria cautelar e tenha segurança na compra ou venda do seu veículo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *