7 possíveis causas do barulho no motor do seu carro

Quem dirige há um certo tempo, sabe a dor de cabeça que um barulho no motor pode representar. Os motivos que provocam isso podem ser diversos, mas não devem ser deixados de lado — o ideal é que eles sejam identificados o mais rápido possível.
Neste post, você vai entender quais são as causas mais comuns dos ruídos, que tipo de problema esses sons costumam representar e o que fazer para evitá-los. Preparado? Então, vamos lá!
1. Perda de tensão da correia dentada
A correia dentada é o que coordena a abertura das válvulas seguindo o virabrequim. A perda de tensão na peça é uma das razões mais comuns para ruídos no motor do veículo. Os danos podem chegar a outras partes do carro, já que há o choque entre o pistão e as válvulas, e o conserto muitas vezes sai com um custo alto. A recomendação é verificar o estado da correia dentada a cada 15 mil km, além de tomar cuidado com a sujeira nos componentes.
Em alguns casos, pode ser preciso fazer uma retificação no cabeçote. Se o veículo estiver em movimento no momento em que a correia se romper, os pistões podem ser danificados e avariados.
2. Pouca água no radiador
O radiador é composto de muitos elementos: válvula termostática, bomba d’água, sensor de temperatura, líquido de arrefecimento, entre outros. Trata-se do responsável por regular a temperatura do carro. Por consequência, a falta da água faz com que o radiador não cumpra sua função térmica. E o que isso significa? Na prática, que o veículo vai superaquecer, chegando a danificar a bomba d’água, as juntas do motor e até fundi-lo.
Para evitar esse tipo de problema, verifique regularmente o nível de água e fique de olho no medidor térmico do painel. A limpeza também é importante, assim como o uso de líquidos de arrefecimento adequados para garantir que no final a temperatura seja a certa.
3. Problemas no cabeçote
O cabeçote é a parte do carro que lida com a entrada e saída de ar e do combustível nos cilindros. Geralmente, ele é feito de alumínio, pois é um material que funciona bem em altas temperaturas. O elemento que mais costuma dar problemas no cabeçote é a junta. Sem a junta, a refrigeração e as câmaras de combustão podem ficar comprometidas. Os sintomas mais comuns são o superaquecimento do motor e o vazamento de água nos cilindros.
Em alguns casos, o barulho no motor aparece quando o carro dá a partida. A fumaça visível também costuma ser considerada um sinal de problemas, principalmente se for de cor azulada ou preta.
4. Quebra de suportes do motor
O motor costuma receber o suporte de coxins, isto é, peças de borracha que ajudam a reduzir a vibração do chassi. Balanços bruscos como o de estradas irregulares por muito tempo podem provocar danos nessa parte do carro. Além do barulho no motor, o principal sintoma do problema nos coxins é a vibração excessiva, ainda mais visível em pistas repletas de buracos. A quantidade de suportes varia, geralmente os carros usam entre três e cinco no motor.
Os ruídos são mais audíveis em arrancadas. Por isso, repare no som que o motor faz, principalmente em subidas. Ao detectar o problema, não demore para fazer a troca da peça — geralmente o procedimento é rápido e não provoca muitas dores de cabeça. Poupar o veículo de arrancadas bruscas também é uma boa para prolongar a vida útil dos coxins.
5. Problemas no alternador
Esse é um dos tipos de problema mais comuns nos automóveis. Muitas vezes, é representado por um ruído contínuo e as causas são bem variadas. De forma geral, o alternador é responsável por ajudar a alimentar a parte elétrica do veículo.
Um alternador disfuncional provoca vários problemas elétricos. Por isso, os seus danos não são muito difíceis de se confundirem com os da bateria. Os sintomas geralmente se resumem à bateria descarregada, dificuldade para dar a partida, ruídos, indicador da bateria aceso, entre outros.
Procure fazer a prevenção da correia do alternador. Assim como as outras correias, a peça usa componentes e materiais que se desgastam e ressecam com seu uso prolongado. Se a correia se romper, o alternador fica comprometido.
6. Motor fundido
Esse é um dos problemas mais temidos pelos motoristas. Isso porque a fundição coloca a peça em um estado quase irrecuperável. Ele é causado pelo superaquecimento, muitas vezes provocado pela falta de lubrificação.
Geralmente, o problema começa com um pequeno barulho no motor, quando a peça aumenta a temperatura e tem performance reduzida. Se a manutenção for postergada, o problema pode terminar na fundição, simbolizada pelo som forte de atrito e completo travamento.
Boa parte das vezes, o motor fundido tem relação com a negligência dos próprios motoristas. Por isso, o ideal é efetuar algumas medidas de prevenção, como trocar o óleo, substituir os filtros e checar o nível do líquido de arrefecimento.
7. Filtro de combustível sujo
O filtro de combustível é o responsável por peneirar as sujeiras que a bomba de combustível passa para o motor, impedindo que os bicos injetores fiquem com funcionamento prejudicado. Um dos sintomas é a dificuldade para dar a partida. Isso porque o combustível passa a ter dificuldade para chegar ao motor, gerando consequências visíveis, como a perda de performance e mudança nas respostas do motor ao pedal.
Essa é a hora que você tem a impressão de que o carro está “engasgando”. A forma recomendada de solucionar esse problema é trocando o filtro de combustível. O procedimento é simples, basta se atentar às conexões e mangueiras para evitar vazamentos.
Como você viu, é importantíssimo prestar atenção quando se tem algum tipo de barulho no motor. Geralmente, isso é sinal de que as coisas não andam muito bem com a peça, exigindo cuidados para evitar danos mais graves. Além disso, ter esse cuidado é fundamental não só para preservar o carro, mas também por uma questão de segurança.
Lembre-se de que fazer manutenções de forma regular é a melhor garantia de que o veículo não vai apresentar problemas no futuro, além de contribuir para que você tenha menos gastos extras.
Quer saber mais sobre como ter mais segurança e evitar problemas no seu automóvel? Então, curta a nossa página no Facebook e não perca as nossas novidades.
A melhor informação que li sobre o assunto
Barulho no motor ao ligar ou acelerar.
Muito bom mesmo
Parabéns pela iniciativa e pela habilidade e perícia no assunto.
Olá Luna tudo bem? Que bom que gostou! Estamos sempre atualizando nosso blog com as últimas novidades sobre vistoria veicular e o mundo automotivo.
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muito bom obg
Olá Cicero, tudo bem?
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Muito bom
Obrigado pelas dica mas uma pergunta que não quer calar qual é melhor gasolina aditivada ou normal?
Olá Fernando! A gasolina aditivada é melhor para dirigir nas cidades, por conta de que o veículo tende a ficar em vários momentos parado, durante esse período a gasolina aditivado faz uma limpeza nos bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão. Essa é a principal diferença entre a gasolina comum e aditivada.
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Bom dia… li e gostei, vou ja procurar o mecanico…o meu carro esta com muito barrulho no motor e antes disso, acendeu um piloto dizendo check engine.
Bom dia! Que bom que te ajudou, fique atento aos barulhos do motor, é muito importante para identificar problemas antes mesmo de acontecer.
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Olá Bom dia, preciso muito da ajuda de vcs, tenho um celta ,2005/2006 flex e quando funciono ele na marcha lenta faz barulho de tucho mais não é, e quando acelero ele o barulho some!
Olá Fernando, tudo bem? Infelizmente não temos como orientar sobre a solução desse problema, sugerimos que você procure um especialista.
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Bom dia.
Estou tentando uma explicação no Google e ainda não encontrei:
Tenho um Logan 2009 e o carro estava perfeito. Nada de anormal que eu tenha notado.
No dia seguinte ao ligar o carro, o mesmo pegou, mas o som do motor não foi o normal e sim um som embolado, daí desliguei e religuei e foi a mesma coisa. Como não entendo nada de carro, deixei parado até saber o que pode ser. Gosto de ir ao mecânico já levando as peças.
Obrigado pela atenção.
Bom dia, Renato! Infelizmente não temos como passar uma informação conclusiva, nossos técnicos são especialistas em vistoria veicular. Sugerimos que você leve o seu veículo até uma autoelétrica ou mecânica da sua confiança e realize uma análise.
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Boa noite.
Gostei das informações. Muito obrigada!
Nosso carro Uno Mille apresenta barulhos altos como de um ronco e têm um grilo barulhando o tempo todo enquanto dirijo. A bomba d’agua já foi trocada duas vezes, correia dentada, do alternador e os freios apitam toda vez que aciono. Não sei mais o que fazer. Por favor, nos orientem.
Obrigada.
Olá Iara! Infelizmente, não temos um parecer técnico em relação a isso, pois somos uma empresa de vistoria veicular. Não podemos determinar o problema do seu carro.
Recomendamos que você entre em contato com um mecânico de confiança.
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Bom dia e boa jornada laboral
O meu carro andava com um barulho que presumivelmente era da corrente de distribuição e outro barulho na parte de baixo que também presumivelmente trata-se da cambota. Na semana passada estava na estrada em alta velocidade e o motor parou de trabalhar, dei arranque e pegou e parou novamente, insisti ,pegou e com um barulho muito estranho entao encostei o carro para posterior diagnostico. Agora pretenso saber da vossa parte um primeiro diagnostico.
Olá, Antônio! Infelizmente, não podemos dar um diagnóstico preciso sobre o problema com o motor do seu veículo. Recomendamos que você vá até uma mecânica de sua confiança e realize uma revisão.
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Meu carro quando esta aquecido faz um barulho semelhante a de um F1 o que pode ser?
Olá Mauricio! Como somos uma empresa de vistoria veicular, infelizmente não temos expertise para tanto. Recomendamos que você procure uma oficina mecânica para se informar melhor.
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