fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Entenda melhor as diferenças entre inspeção e vistoria veicular
Vistorias

Entenda melhor as diferenças entre inspeção e vistoria veicular

Você já parou para pensar nas diferenças entre inspeção e vistoria veicular? Por mais que muitas pessoas acreditem ser a mesma coisa, são procedimentos diferentes e contam com objetivos específicos.

Para esclarecer essa dúvida, decidimos listar as principais diferenças entre os dois procedimentos, além de explicar do que se tratam e qual a importância de cada um. Vamos lá?

O que são a inspeção e a vistoria veicular?

A inspeção veicular é um procedimento obrigatório exigido em alguns estados pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), para verificar as condições de segurança e emissão de poluentes nos carros. Se estiver tudo em ordem, é emitido um CSV (Certificado de Segurança do Veículo) — necessário para a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Já a vistoria veicular é regulamentada pelos DETRANs (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado e serve para avaliar diversos quesitos, que vão desde a documentação até as condições de conservação do carro.

Assim, há a emissão do laudo de vistoria veicular, um documento diferente do CSV. A vistoria em alguns estados é feita por uma ECV (Empresa Credenciada para Vistoria). A inspeção, por sua vez, é acompanhada por um engenheiro ou técnico certificado.

Qual é a sua importância?

A inspeção serve para melhorar o estado de segurança dos carros e evitar acidentes decorrentes da falta de manutenção ou problemas mecânicos. A isso soma-se a redução de emissão de poluentes, que engloba carros, motos, ônibus e caminhões.

Powered by Rock Convert

O objetivo é similar no caso da vistoria. Ou seja, legalizar a situação do automóvel e permitir que o motorista rode de forma mais segura, sem precisar se preocupar com as condições do veículo.

Nos dois casos, a regularização costuma representar um alívio para o motorista — já que se torna possível andar sem se preocupar com taxas e multas inesperadas. A vistoria ainda analisa os itens de identificação, os equipamentos obrigatórios e itens de segurança, sendo muito útil na hora de comprar um veículo usado.

Quais são as principais diferenças?

Profissional avaliador

Os profissionais que fazem a avaliação na vistoria e inspeção são diferentes em cada etapa. Na vistoria, um profissional com olhar clínico faz o procedimento sem o uso de equipamentos avançados. A inspeção, por outro lado, conta com um engenheiro ou técnico com registro profissional no CREA.

Equipamentos utilizados

A vistoria é uma inspeção fundamentalmente visual. Isso significa que vai fazer muito pouco uso de equipamentos, sempre seguindo um checklist de itens que precisam estar “ok”. No caso da inspeção, equipamentos para analisar a poluição ambiental e o funcionamento do veículo são necessários.

Órgãos regulamentadores

A vistoria vai ser regulamentada pelo DETRAN, responsável por registrar e legalizar o estado do veículo e a habilitação dos motoristas. Já a inspeção é regulamentada pelo CONTRAN e CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

As diferenças entre inspeção e vistoria veicular são importantes e devem ser consideradas na hora de certificar a segurança do carro, a fim de evitar problemas com a lei. Além de garantir o bom funcionamento do veículo, esses procedimentos são úteis para evitar a emissão de poluentes e contribuir na hora da revenda.

Se você ainda não fez a vistoria veicular no seu carro, procurar uma empresa especializada e experiente é uma excelente alternativa. A Olho Vivo Vistorias está presente em vários municípios e prioriza a qualidade e evolução contínua dos serviços. Que tal fazer sua vistoria com profissionais que prezam pela segurança dos clientes e pelo bom atendimento? Então, entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *