fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Aprenda agora como descobrir se o carro já foi batido
Veículos

Aprenda agora como descobrir se o carro já foi batido

Quando você for comprar seu automóvel seminovo, é preciso ter atenção a uma série de detalhes — sendo verificar se ele já sofreu alguma colisão um dos mais indispensáveis. Mas, a dúvida que fica é: como saber se o carro já foi batido?

Neste post, trazemos algumas dicas valiosas de como fazer essa análise. Em um primeiro momento, ela pode parecer complicada, mas com o conhecimento certo, um pouco de prática e o auxílio de serviços especializados, é possível identificar os sinais para não fazer um mau negócio. Confira!

Observe a pintura

Vamos começar pelos sinais externos. Ao observar a pintura, procure perceber se ela está perfeita ou se tem pequenos arranhões em função do tempo de uso. Desgastes mínimos podem indicar que a pintura original foi mantida e não houve batida, enquanto um acabamento impecável em um carro usado por anos talvez aponte que ele passou por algum sinistro.

Examine a simetria

A simetria do automóvel é outro detalhe externo para o qual se deve ter atenção. Se houver diferenças notáveis entre um lado do carro e o outro, pode ser que ele tenha passado por troca de peças ou mesmo ficado sem conserto após uma batida. Por isso, procure por irregularidade em para-choques, capô, teto, laterais e porta-malas, observe o alinhamento das peças e pergunte ao vendedor o que aconteceu se encontrar algo suspeito.

Powered by Rock Convert

Confira o compartimento do estepe

Como na maioria dos modelos o estepe fica na parte de baixo do porta-malas, esse pode ser um local interessante para verificar se houve colisão traseira. Mesmo que o trabalho de funilaria fique impecável após um acidente desse tipo, a parte em que o pneu reserva fica costuma denunciar que o carro passou por uma batida. Aqui, basta retirar o estepe e examinar o formato do compartimento. Se ele estiver oval, é sinal de alerta.

Faça uma consulta no DETRAN

Outra alternativa é verificar junto ao DETRAN se o carro já sofreu colisão. Nesses casos, o Departamento de Trânsito determina que no documento do veículo conste a indicação “SINISTRADO”. Contudo, em certas situações, pode acontecer de essa observação não constar no papel, exigindo que você adote os demais procedimentos para ter certeza se houve sinistro.

Contrate uma vistoria veicular

Por fim, para não ficar com dúvidas sobre a integridade do carro, você pode optar pela contratação de uma vistoria veicular. Além de conferir as condições de conservação do veículo e atestar a autenticidade dos documentos, esse serviço ainda vai analisar os itens de identificação e os equipamentos obrigatórios e de segurança, identificando se o veículo é adulterado ou clonado.

Agora que você conta com o conhecimento necessário e tem como saber se o carro já foi batido, poderá fazer negócio com muito mais tranquilidade. Use as dicas iniciais para uma avaliação preliminar e, se ainda restarem suspeitas, entre em contato com uma empresa especializada em vistorias e que seja credenciada junto ao DETRAN.

Gostou das recomendações? Quer ficar por dentro dos materiais que publicamos relacionados à vistoria veicular e aos diferenciais dos carros seminovos? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *