fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Aprenda 3 dicas de como gastar menos combustível!
Veículos

Aprenda 3 dicas de como gastar menos combustível!

O álcool e a gasolina são um peso no orçamento de muitas pessoas. E quando as contas apertam, os motoristas passam a se perguntar como gastar menos combustível. Afinal, todo cuidado financeiro pode gerar uma economia significativa no final do mês.

Neste post, você vai ver quais são as melhores formas de garantir o controle de gastos ao rodar e como cada uma das dicas pode impactar seu bolso. Preparado? Então, vamos lá!

1. Fique de olho nos pneus

Pneus murchos e descalibrados estão entre os fatores que mais geram gastos de combustível. Isso porque demandam mais força para alcançar a velocidade desejada, exigindo mais do motor — além de representar um risco à segurança do motorista.

O excesso de atrito com a via, por sua vez, aumenta ainda mais o desgaste, podendo trazer problemas mecânicos e gastos com manutenção. Desse modo, a calibragem aumenta a vida útil dos pneus, ajudando a conter mais um gasto.

Ainda é importante manter o alinhamento das rodas em dia. E qual a razão disso? A resposta é simples: rodas alinhadas melhoram a aerodinâmica do veículo e seu desempenho, além de diminuir o atrito desnecessário com o solo.

2. Evite andar com as janelas abertas

Esse fator é um pouco inusitado. No entanto, janelas abertas podem representar um gasto a mais para o seu bolso. O motivo é a diminuição da resistência aerodinâmica e o aumento do atrito graças à entrada de ar, exigindo mais do motor.

Se o carro alcançar uma velocidade alta, o gasto estimado de consumo de combustível com janelas abertas é maior que o proporcionado pelo ar-condicionado. No entanto, isso não é regra.

Powered by Rock Convert

Se o motor entregar pouca potência, vai precisar fazer mais esforço para alimentar o ar-condicionado. Por isso, a recomendação para dias quentes é manter as janelas abertas em ambientes urbanos e ar-condicionado em rodovias.

3. Passe a marcha na velocidade certa

Ao contrário do que muitos pensam, existem velocidades certas para passar cada marcha. Geralmente, ficam disponíveis no manual do carro e podem ser encontradas na web. O ideal é evitar esticar as marchas desnecessariamente, fazendo as trocas com rotação próxima à do torque máximo.

Se o câmbio conta com seis marchas, use-o em rodovias. Manter o carro na quinta só vai gerar desgaste e mais gastos. Você pode perceber quando a marcha é incompatível pela lentidão nas respostas à aceleração.

Se você estiver em descidas, evite o ponto morto. Deixar o veículo engatado gera menos gastos e é mais seguro. Mesmo assim, isso não traz muitas vantagens, já que só pode ser feito em descidas com pouca frequência.

Aprender como gastar menos combustível passa por algumas ideias bem simples. As dicas do texto não são muito difíceis de pôr em prática e podem trazer uma boa economia ao rodar com o veículo.

Não se esqueça de ficar de olho no tipo de combustível que é usado para abastecer o carro. Produtos de baixa qualidade podem reduzir a vida útil do motor e provocar vários problemas.

Quer receber dicas exclusivas para garantir que está tudo ok com o seu veículo? Então, assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *