Absorção de impacto: o que é e quais principais componentes?

6 minutos para ler

Você já deve imaginar que os carros possuem peças dedicadas à proteção do condutor, certo? Tal conjunto faz parte da chamada absorção de impacto.

Embora ninguém espere se envolver em batidas de trânsito, a verdade é que elas acontecem. É por isso que as montadoras passaram a incluir um sistema destinado, especificamente, para a proteção dos usuários de automóveis.

Pensando no tema, preparamos este conteúdo onde falaremos: como a absorção de impacto funciona, quais são as peças e como garantir a qualidade desse sistema. Confira!

Entenda como funciona a absorção de impacto

Durante muito tempo, os carros resistentes eram considerados melhores, por sobreviverem à acidentes. No entanto, com o tempo, as fabricantes perceberam que, enquanto o veículo ficava bem protegido com o impacto, o mesmo não acontecia com os passageiros.

Isso porque a força da inércia acabava focando no corpo das pessoas. O resultado era uma estrutura preservada, e mais vidas prejudicadas ou perdidas. Esse foi o ponto de partida para o desenvolvimento do sistema de absorção de impacto.

A ideia por trás desse conjunto protetor é simples: as montadoras tornaram os automóveis “mais frágeis” por um lado, e mais seguros, por outro. Você já percebeu, por exemplo, como a lataria de um carro sinistrado parece ter amassado facilmente? Já parou para pensar em como seria se ela fosse mais sólida?

O que acontece é que essa facilidade em amassar está diretamente ligada ao poder de absorção. A lataria consegue amortecer parte do impacto, com o objetivo de proteger quem está dentro do carro. Em muitas ocasiões, há perda total do veículo — no entanto, sem lesões ou com menos risco aos passageiros.

E é assim que esse sistema funciona. Existem componentes incluídos estruturalmente, com a intenção de estragar em uma batida. São eles que vão te proteger, se houver necessidade.

Confira quais são os principais componentes para absorção

Chamados também de componentes com “deformação programada”, as peças que fazem parte da absorção de impacto estão em todo o carro. Ao longo dos anos, itens que já faziam parte da estrutura ganharam novos materiais, enquanto outros adicionais foram desenvolvidos, especificamente, para aumentar a proteção.

Conheça alguns dos mais importantes!

Crash-box

Capaz de absorver cerca de 90% do impacto de uma batida de até 15 km/h, o crash-box ainda não está em todos os automóveis. Trata-se de uma espécie de caixa metálica que é instalada entre as longarinas e a travessa do automóvel.

Sua atuação, no caso de uma batida, permite que outros itens sofram menos, reduzindo a necessidade de reparo estrutural. Na prática, sua presença é capaz de diminuir também os custos de um conserto. Há, inclusive, seguradoras que cobram um preço menor de apólices de seguros de veículos que contem com a caixa.

Absorvedor de impacto

Para os automóveis sem crash-box, o comum é contar com um absorvedor de impacto diferente. Geralmente, é um artigo feito com polipropileno expandido. Também é conhecido como absorvedor de isopor. Esse artigo costuma ser projetado com intenção de proteger a estrutura veicular em batidas de pequeno porte. Ajuda a absorver a energia de uma batida leve, reduzindo o risco de danos.

Alma do para-choque

Também conhecida como travessa, esse componente é instalado com intenção de absorver colisões leves. A alma do para-choque está na parte interna da peça e também pode ter crash-box. Sua função é reduzir danos mais intensos na estrutura do automóvel.

Convém dizer que, no caso de uma batida, mesmo sendo leve, é importante substituir a peça. Nem sempre é possível perceber visualmente que ela foi afetada. Dessa forma, a troca após um acidente é obrigatória para manter a proteção.

Longarina

Desenvolvida para proteger a carroceria, as longarinas possuem uma deformação programada em suas pontas. Sua função é distribuir o impacto com menor proporção, fazendo com que a estrutura sofra menos danos em um impacto. Ao comprar um carro, é sempre indispensável ficar atento à integridade dessa peça. Em alguns modelos, é possível trocar apenas as pontas, o que sai mais barato do que o componente inteiro.

Capô

Até alguns anos atrás, quando acontecia uma batida, o capô decolava em direção ao para-brisa. Infelizmente, isso significa que muitas pessoas se machucavam e até perdiam suas vidas por causa desse item.

Atualmente, porém, o capô foi projetado para dobrar em regiões previamente programadas. Dessa forma, há menos risco de que saia de lugar. Também funciona como um meio de amortecer o impacto e evitar que chegue com mais força a quem está dentro do veículo.

É importante lembrar que essas peças precisam ser avaliadas, cuidadosamente, na hora da compra. Antes de sair de fábrica, toda a estrutura passa por testes rígidos, realizados em condições rigorosas para entender seu funcionamento. No entanto, quando se trata de carros usados, apenas uma avaliação profissional será capaz de determinar a sua qualidade.

Saiba como garantir o melhor funcionamento da absorção de impacto

O que acontece é que, mesmo em batidas, pode ser que os componentes não fiquem visualmente afetados. O que não significa, porém, que não tenham sido abalados. Os efeitos colaterais invisíveis são sempre muito preocupantes — é por isso que as vistorias automotivas são tão essenciais.

Na Olho Vivo, por exemplo, a vistoria cautelar avalia cuidadosamente todos os itens de absorção de impacto. Dessa forma, a negociação por um novo automóvel fica mais segura, até mesmo, porque muitos motoristas não se dão conta de que estão circulando com um carro inseguro. Dessa forma, essa avaliação especializada é a principal forma de se conhecer a fundo as condições do automóvel.

Em resumo, a absorção de impacto é o sistema que coloca passageiros como prioridade. A estrutura é toda desenvolvida com intenção de proteger quem circula com o veículo. É por isso que precisa de cuidados e atenção por toda vida útil do veículo.

Se você não tem certeza de como estão os componentes do seu automóvel, aproveite para entrar em contato com a Olho Vivo Vistorias. Temos uma equipe preparada para responder a todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do seu carro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.